A Maria Azeitona

📌 Localização: Rua Alfredo Keil 16, Amadora 2700-036, Portugal.
20180810_201138 20180810_201122 20180810_203820 20180810_205712
O meu namorado, el Ricardo (a quem se devem algumas das alterações funcionais do blogue), fez anos este mês de Agosto!. Vinte e nove anos para ser precisa. São os últimos meses na casa dos vinte e eu que cá vou andando nesse sentido (com os meus vinte e sete!) tenho-me deparado com a segurança que a idade nos vai dando (...). Continuo a querer viajar, a sonhar com outros mundos, quem sabe partir para um dia voltar!?, mas sempre com um porto seguro onde ficar. Encontrámo-lo juntos, um no outro.
Acontece que isto de se namorar vem com um pequeno bónus: comer fora/ alapar no sofá a ver séries com maior frequência do que era antes habitual e, por consequência, engordar uns quilos. Nós não fugimos à regra. Adoramos fazê-lo. Desta vez, eu escolhi o restaurante para esta data especial. Queria algo que nos permitisse comer comida portuguesa (como tanto gosta o Ricardo), mantendo as opções em aberto para mim que sou Piscatoriana (conhecem o conceito?). O local escolhido foi A Maria Azeitona ali para os lados da Amadora. Em resumo, todas as categorias - pelas quais me costumo orientar para saborear esta experiência gastronómica e à posteriori escrever sobre ela - excederam as minhas modestas expectativas. Passo então a citar:

Localização: 4/5 - Não é no centro de Lisboa!, mas é de fácil acesso (bem perto da estação de comboios da Amadora) e longe da confusão de Lisboa. Perfeito para um jantar sossegado depois de um dia longo!
Atendimento: 5/5 - O que eu vos tenho a dizer sobre este ponto? Tivemos um maravilhoso atendimento!
Chegámos à hora marcada (agendem!), e tudo estava aparentemente calmo. As atenções estavam centradas nos poucos clientes. A casa encheu e mesmo assim o cuidado manteve-se. Não só se cingiam a satisfazer os pedidos, como também a conversar e a primar nos mais pequenos detalhes. Sempre muito sorridentes e prestáveis. Reforço, atendimento maravilhoso!
Gastronomia: 5/5: Nós optámos pelas entradas habituais, o pão e um queijo de Nisa, seguidos de uns ovos mexidos com farinheira para ele e umas bolinhas vegetarianas, as quais estavam de chorar por mais. Um pouco apimentadas, tal como eu tanto gosto. Huum!
Poderíamos, eis como a maioria dos outros clientes, pedido diversos petiscos do género, tais como moelas, peixinhos da horta, e outros afins. Fiquei de olho num petisco em particular, o queijo de cabra gratinado com frutos silvestres, pedido na mesa ao lado. O cheiro era divinal! Mas optámos por pratos únicos. Eu pedi um risotto de Camarão com cogumelos, também ele muito bem confeccionado. E logo depois, claro está, seguiram-se as sobremesas. Um Creme brulee (muito bom) e uma tarte de maçã e canela, à qual não podem resistir se lá forem. Comemos, por isso, muito bem! Muito melhor do que esperado!
Preço: 4,5/5: Tanto os preços das entradas e petiscos como dos pratos em si são muito acessível para a qualidade da confecção. Totaliza uma média de vinte euros por pessoa, com direito a tudo, se não contarmos com bebidas mais caras como vinhos e sangrias.
Decoração: 4,5/5: A decoração deste restaurante centra-se numa temática mais rural, com madeiras quentes e detalhes campestres ao estilo de uma capoeira, com janelas fantasma com roupa estendida e paredes acolhedoras. As cadeiras são coloridas e diferentes.
O mesmo se reflete nas loiças. Todas elas têm um toque mais rústico, fazendo lembrar a casa da avó. Adorável, sem exageros!

Significa então que este é um local que, na sua globalidade, foi um grande sim! A voltar, quem sabe um dia com amigos!

6 comentários:

  1. Também amo comida tipicamente portuguesa. Cá no norte temos muitos bons restaurantes. Quando for aí a baixo já sei onde ir.
    Beijinho
    http://brevisfuse.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Adoro comida tipicamente portuguesa!! Não sou da zona mas em breve tenho de ir a aí e vai ser um das minhas opções sem sombra de dúvida!! :)

    R. É uma ótima opção! Para além de ser barato, a autora é muito boa e todo o enredo da história também! Repito: é um dos meus livros favoritos xD :P
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui têm comida tipicamente portuguesa e outras variantes para as novas dietas alimentares que estão agora mais em voga, pelo que ninguém fica de lado.

      Eliminar
  3. Tem tudo um aspeto maravilhoso! Fiquei mesmo curiosa com aquelas bolinhas. Parece ser um espaço fantástico. :)
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São realmente saborosas as bolinhas vegetarianas.
      Picantes e com condimentos intensos, mas é tal como eu gosto.

      Eliminar