Os meus 5 destinos de sonho.

        Esta é uma tentativa descontraída de vos dizer que não pensei muito sobre o assunto, quando na verdade é claramente o caso oposto. Afinal, esta lista é fruto de vários anos a pensar sobre o assunto e posso finalmente afirmar que cheguei a um consenso. Eu quero viajar muito. Sou feliz a fazê-lo. Descobri que ao viajar sozinha mergulho na cultura local com uma intensidade maior e é isso que procuro. No entanto, cada lugar tem a sua magia e energia própria, sendo que os cinco destinos que mais anseio conhecer são muito distintos entre si e certamente que idealizo fases da minha vida e circunstâncias igualmente diferentes a ter como palco cada um destes cinco destinos que vos passo a apresentar aqui. É curioso perceber que todos eles têm algo em comum, o que poderá não ser tão evidente para alguns. Não incluem locais tidos como paradisíacos, com praias tropicais, e têm uma história cultural riquíssima com raízes ancestrais. É isso que me fascina e me cultiva. No fundo, é esse o motivo pelo qual viajo... Eu gosto de beber a história de cada local e de voltar com mais do que fotografias bonitas para partilhar. Vai daí, estas são as viagens que pretendo realizar no decurso da vida. Não são para amanhã, para o ano, ou até de médio-prazo. São viagens que diferem de uma visita a uma capital Europeia, como Dublin e Amesterdão, as quais estão para breve - assim o espero. Nos entretantos, permito-me a sonhar um pouco e acreditar que um dia irei conhecer cada um destes sítios.

Escócia Resultado de imagem para escócia
Ora, a Escócia é para mim (a par da Irlanda) um local enigmático, cuja cultura baseada em contos de bruxas e fantasmas me fascina, não fosse o folcrore Escocês riquíssimo e propício a algumas alucinações. Ora, quem nunca ouviu falar do monstro do lago Ness? Certamen-
te que sim! E das passagens em pontes com sinais de perigo relativas a trolls? Acho um máximo!
Mas não são estas as razões que me fazem querem conhecer a Escócia na sua íntegra, de norte a sul. São as colinas, as suas ilhas, os lagos, os castelos antigos, os menires e outros marcos da Era Neolítica...! Gostava de planear esta viagem durante algumas semanas, alugando um carro durante o Inverno ou Outono (o ideal seria uma autocaravana), e assentar de chalé em chalé, de hotel em hotel, com direito a lareira a lenha. Eu deixo o whisky de parte, bem como os homens de Kilt. Só ficam bem no anúncio em cima de um cavalo, calculo eu (...)
No entanto, compraria uma saia em versão feminina com o padrão tradicional em modo de recordação. Gostaria também de andar no comboio Jacobite, conhecido como o comboio do Hogwarts Express e de registar tudo com um drone! Pois o melhor da Escócia vê-se do seu alto! E claro, Edimburgo seria um ponto de referência. Na verdade, tenho a oportunidade de lá ir à capital em breve. A concretizar-se seria como que um prólogo da viagem dos meus sonhos, pois esta exige mais tempo e maturidade. Quero ler mais sobre as tradições e reinos da Escócia para depois absorver verdadeiramente a energia do lugar.
Marraquexe - Marrocos Resultado de imagem para marrakech
Esta será provavelmente uma das primeiras viagens desta lista que conseguirei concretizar com uma maior antecedência. Acredito eu. Seria o destino ideal para o fazer num grupo de amigos - ainda que não seja a minha forma preferida de viajar. Contudo, aqui coloco até a hipótese de uma pequena excursão guiada, no sentido de nos levarem aos locais a que um turista não vai por norma, pois fascina-me esta cultura marroquina pela sua diversidade, movimento e cor. A sua forma de estar reflecte-se nas tapeçarias, nas roupas, na comida, nos padrões geométricos, na arquitectura monumental e nos jardins simétricos em contraste com a confusão da cidade. Gostava sim de ficar num hotel em que me sentisse uma pequena Jasmim ou algo semelhante!. Só para saber como é ser uma viajante sem mochila às costas. Algo me diz que ser-me-ia bastante fácil habituar-me a umas idas ao spa com direito a massagens com argila. Também faz parte dos planos viver a intensa vida nocturna com espectáculos de dança e luzes. Aah, e é claro que voltaria com uma tatuagem de henna na mão! (...) Posso parar ou já vos convenci? Imagino-me a decorar uma casa inteira com motivos árabes, e especificamente marroquinos.
Aliás, gostava de um dia arquitectar uma casa com arcadas nesse estilo. Assim, convém-me lá ir às compras num dos muitos mercados, bem ao jeito da Carrie em O Sexo e a Cidade para conjugar o espaço com pequenos detalhes. Portanto, Marraquexe espera por mim!
ÍNDIA Imagem relacionada
Esta é A viagem da minha vida. Sinto uma conexão muito grande com a cultura indiana e com os princípios hindus. Já muito li e estudei sobre a sua história, mas acredito que muito mais me falta para que esta viagem se proceda tal como a idealizo. Quero ir com bagagem e não me refiro a malas, pois gostaria de ter um momento dedicado à meditação e reflexão num retiro espiritual (...). É um pouco utópico, bem sei. Talvez até muito numa vibe de "Comer, orar e amar", mas quem sabe realista num futuro a longo prazo?! Acredito que seja uma viagem que faça várias vezes com foco em cidades distintas. Ora Delhi, enquanto centro político, pelo seu contraste com a era moderna e antiga, ora Bombay, com os seus arranha-céus e os subúrbios, em que a cultura britânica está aqui muito presente! Já Goa, por sua vez, tem um toque mais português, pelo que gostaria de dedicar alguns dias a esta região do Golfo. E não poderia também certamente deixar de visitar a cidade rosa e o grandioso Taj Mahal! Com os livros que li sobre este mausoléu, creio que daria uma boa guia! Ahah!
VANCOUVER - CANADA Resultado de imagem para marrakech
Vancouver é uma cidade, localizada na Colónia da Columbia Britânica, que me atrai cada vez mais (...)! Não do ponto de vista turístico, e sim por ser considerada uma das cidades do mundo com maior qualidade de vida. Quanto mais pesquiso sobre o Canadá, mais acredito que criaria raízes por lá, o que se deve a inúmeros factores: as suas políticas sociais, a educação, a cultura de equílibrio entre o trabalho e o tempo-livre, a simpatia dos canadianos, o contraste do mundo urbano com as montanhas e os lagos circundantes (...) e a lista continua por aí em diante! Eu não sei em que circunstâncias irei passar por Vancouver, mas certamente que irei um dia.
SAN FRANCISCO - EUA
Esta cidade encontra-se na lista de cidades onde eu facilmente moraria. Gosto eu de pensar que assim o é! Todos me dizem (amigos que passaram por lá enquanto turistas, e outros que por lá moram) que é uma cidade incrivelmente cara. Um facto irrefutável! Ainda assim, agradar-me-ia arriscar e partir à aventura americana e trabalhar enquanto enfermeira nos Estados Unidos da América. Sei, porém, que a América é um país diverso e que não me adaptaria a qualquer realidade. San Francisco tornar-se-ia o local ideal, porque é uma cidade que culturalmente se funde com a história europeia. Aprecio particularmente as pequenas casas com fachadas victorianas, não tivesse morado numa durante grande parte da minha infância. Outro pormenor relevante é o tempo, que não sendo particularmente quente, é ameno, a par da famosa neblina, e propício à prática de desporto ao ar livre. Seria uma mudança radical, temporária, mas incrivelmente divertida pelo dinamismo da cidade! São sonhos... sonhos...

10 comentários:

  1. Gostava imenso de ir a Marrocos e a San Francisco. Deve ser maravilhoso. Adorava ir a Amesterdão também. Espero ir no próximo ano. Beijinho

    Dezoito

    ResponderEliminar
  2. Marraquexe, Índia e Escócia também estão, definitivamente, na minha bucketlist! Fora isso, Japão seria a minha viagem de sonho. Mal posso esperar pelo dia.
    Gostei muito do teu blog e acabei a seguir!

    BLOG Há mar e Mara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Japão também me deixa com a pulga atrás da orelha!

      Muito Obrigado, Mara. Que sejas bem-vinda!

      Eliminar
  3. Estive em San Francisco há duas semanas - fizemos uma road trip pela Califórnia, San Francisco foi o de onde começamos. Não fiquei grande fã: demasiados sem-abrigo (o maior número que já vi numa cidade, e já visitei várias) e o tempo, em Julho, estava frio. Sendo mais precisa 14 graus! Se quiseres ler mais um bocadinho sobre o sítio, vai sair um post lá no blog sobre a road trip em breve! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Da tua lista, já fui à Escócia e amei de paixão. Foi aquele tipo de viagem que superou todas as minhas expectativas e que cumpre o que promete! A tua lista de desejos é absolutamente fabulosa mas, de todos, aquele que me sinto mais preparada e inclinada para visitar seria o Canadá. Quero muito ir à Índia, mas ainda não estou com o 'cabedal' suficiente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu considero que a viagem à Índia seria algo para depois com uma maior maturidade espiritual!

      Eliminar
  5. Neste momento os meus destinos de sonho são Londres e Paris, secalhar um pouco clichés eu sei, mas desde nova que sonho ir lá (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente já fui a essas duas grandes capitais e recomendo! Paris é maravilhosa, e acredito que tenha o seu encanto em estações do ano diferentes.

      Eliminar